sábado, 25 de abril de 2009

O Enigma LULA: Decifra-me ou te devoro

O último livro do historiador Emir Sader traz esse intrigante título num dos capítulos referindo-se ao governo Lula que já começa a entrar no seu crepúsculo com a passagem da metade do segundo mandato.

A idéia de enigma parte do questionamento a respeito das ações desses quase sete anos de mandato de governo, críticas partem da chamada esquerda “radical” como o PSOL e o PSTU que chega as raias da insanidade ao eleger Lula como principal inimigo, além de aliar-se ao conservadorismo em votações no congresso, críticas também partem da direita que através da mídia faz de tudo para “sangrar” Lula, o fato é que ambos não conseguem decifrar o enigma do presidente que possui altíssimos índices de aprovação

Será esse governo uma mera continuidade do governo FHC? Com uma política econômica ortodoxa com juros elevados, altíssimos lucros para os bancos, independência do Banco central tendo a frente Henrique Meireles. Ou será um governo realmente de esquerda?
Com políticas de transferência como o bolsa família, o aumento real do salário mínimo, o aumento do nível de emprego, mesmo que os mesmos sejam precários, além de uma política externa “terceiro-mundista” com a diversificação das parceiras comerciais com países como China, Índia, países do oriente médio, além da tentativa de maior integração política com a América do Sul.


Na realidade o governo Lula não deixa de ter essas e outras contradições, o mesmo representa um acúmulo de forças que se formou desde a resistência do período militar tendo em seu leque a esquerda da igreja católica, os trabalhadores organizados e parte da intelectualidade. Porém no nosso entender, apesar de ter em seu seio setores representativos, o PT não foi efetivamente capaz já em 1989 de estar á altura do desafio de derrotar Collor e o que é pior enfrentar concretamente o consenso neoliberal que estava por vir nos anos de 1990.

O PT sempre teve como programa de governo uma mistura de “ética política” com justiça social como se apenas isso bastasse para enfrentar os grandes desafios que o fim do modelo que norteou nosso crescimento de 1930 a 1980 nos colocou, além é claro da imposição política de Washington, da desregulamentação financeira, das privatizações e da abertura de mercado desenfreada que provocou desemprego e quebra de grande parte da indústria nacional nos anos de 1990.

Faltou embasamento teórico e maturidade política que infelizmente nem Palocci nem Genoíno e muito menos Mercadantes da vida nunca tiveram, a persistência de Henrique Meireles na frente do banco central representa essa falta de maturidade, pois o mesmo é a imposição do capital financeiro dentro do governo, porém Lula quando age por sua própria capacidade de análise (sem medo) acerta barrando o processo de esvaziamento do estado (no que ele tem de pior) e impondo, mesmo que de forma tímida, uma agenda um pouco mais desenvolvimentista nesse segundo mandato através do PAC.

Apesar das contradições, Lula, na nossa visão, representou avanços e não faz menor sentido jogarmos água nos moinhos daqueles que querem ver o povo e Lula pelas costas, por isso, cabe a esquerda decifrar não só o enigma Lula, mas também decifrar os desafios que essa nova crise nos impõe, senão seremos devorados novamente pelos Henriques Meirelles da vida.

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Blogueiro, eu apoio Lulao. O maior presidente da historia do Brasil ao lado de Fernando Afonso
RP

Tio Bin disse...

Acho Que o Governo Do lula é Social-Democrata(Coisa Que Os Tucanos Apesar Do nome não Foram) O Lula Num Feznada De Diferente Do Que propôs Em Algumas coisas o Governo Dele o Grande problema é a faltaDe mando Que ele tem Ele Deveria Acabar com Senado Camaras e Essas bostas E Assumir O Barato