domingo, 24 de agosto de 2008

Che Guevara e a água nos moinhos do imperealismo.

Che Guevara e a água nos moinhos do imperialismo

A simbologia em torno do velho guerrilheiro atinge um significado impar nesse início de século XXI, vejo pessoas, empresas e até grifes famosas utilizando-se da sua imagem numa apologia a rebeldia e a eterna juventude, é bom dizer que lá se vão 40 anos após a sua morte, portanto sua imagem já congelada permite várias interpretações e utilizações.

O grande significado de seu legado persiste, em nova visão, na continuação da luta e na construção de um novo paradigma para uma sociedade mais justa.

Na nossa visão não adianta nada, idolatrar o comandante, sem ter muito claro quais são as correlações de forças presentes no mundo contemporâneo, vejo muita gente supostamente de esquerda criticar as “mazelas” da formação social chinesa, como o “desrespeito” aos direitos humanos, a “invasão de produtos piratas”, a poluição e a questão do Tibete.

Essa falsa esquerda cansa de repetir o discurso da mídia tupiniquim vendida que utiliza imagens e interpretações vindas das chamadas agências internacionais de informação “tipo CNN” ou “FOX NEWS” e nem ao menos percebe que joga mais água ainda nos moinhos do imperialismo e dos atores hegemônicos do período atual.

Seria importante nos perguntarmos em relação aos dois grandes países que adotaram o regime socialista, porque a antiga URSS naufragou e porque a China desponta já hoje como a terceira potência mundial caminhando a passos largos para primeira posição (é bom lembrar que a China era a trigésima sexta em 1978).

A China teve um extraordinário crescimento nos últimas décadas desde a reforma imposta em 1978 por Deng Xioping, quando o país ainda passava por enormes dificuldades econômicas, uma década depois da desastrosa experiência da revolução cultural na década de 1960 e dois anos após a morte de Mao Tse Tung em 1976.

O objetivo principal do planejamento chinês era alcançar as economias do ocidente na virada do século e atingir o mais alto padrão de vida cultural e material do planeta por volta do ano de 2050.

Para isso, primeiramente, o governo central lançou a estratégia de equacionar o problema do campo na China, já que esse país de 1,3 bilhão de habitantes possui cerca de 60% de sua população na área rural, haja visto também a enorme força política do campesinato chinês, fato comprovado tanto na revolução socialista de 1949, quanto na heróica resistência na segunda mundial ou mesmo nas inúmeras dinastias derrubadas no período imperial pré 1911.

Acreditando na idéia de que num regime socialista as pessoas podem “ganhar mais” através do seu próprio trabalho, o governo chinês permitiu a comercialização dos excedentes agrícolas fazendo com que a produtividade no campo aumentasse a partir de então, coisa que, aliás, não foi realizada na antiga URSS, que tinha suas terras totalmente coletivizadas.

Ao mesmo tempo, visando tirar da extrema pobreza milhões de camponeses, o governo começou a criar no campo, áreas produção de bens de consumo leves (principalmente roupas, calçados e tecidos), que com uma alta produtividade começou a “invadir o mercado mundial”.

A partir da “invasão” desses produtos “made in China” dezenas de multinacionais começaram a investir no país, ou seja, o que se costuma afirmar em relação aos produtos piratas ou não, é fruto do planejamento chinês e de investimentos das próprias multinacionais que acabou gerando renda aos camponeses do país mais populoso do planeta.

Agora eu mesmo me pergunto. De que outra forma a China poderia equacionar o problema de emprego para milhões de camponeses?

Muito se diz em relação à exploração de trabalho na China, pois bem, é importante frisar que os excedentes de lucros na China é reinvestido na construção de grandes obras de infra-estrutura que vêm impulsionando o crescimento daquele país como as grandes ferrovias, os aeroportos, portos, eletrificação rural, o metro das grandes cidades como Pequim e Xangai e entre outras gigantescas obras de infra-estrutura a construção da maior usina hidroelétrica do mundo (Três gargantas) que ficará pronta em 2009.

Nenhum país consegue crescer economicamente sem construir grandes infra-estruturas, é bom lembrar que a China produz 40% da produção de aço do planeta (o aço é um dos maiores indicadores do crescimento econômico de uma país)

Apesar da mão de obra ser barata, é evidente o aumento do nível de vida no país, pois o governo concede empréstimos à população mais pobre a juros baixíssimos devido a sua alta poupança interna, conseqüência do constante superávit nas suas relações comerciais com o ocidente, principalmente os EUA.

No próximo texto irei comentar como a China absorve tecnologia do ocidente a partir da criação das chamadas “zonas econômicas especiais”.

Podemos já adiantar que a China não é apenas um “celeiro de produtos piratas” como alguns papagaios dizem por aí.

4 comentários:

Mônikita disse...

Sempre que leio o que vc escreve agradeço ter a oportunidade de poder adquirir cultura.
Mas não uma cultura qq...uma cultura que me liberta das amaras do pensamento socio-economico do pequeno burgues e do fantasma de uma falsa ideologia psuedo-esquerda...que pode ser muito mais comprometedora que uma radical direita...em razão dessa dormência atemporal sobre as novas forças que surgiram, depois de 40 anos e que servem de força contra o Imperealismo.
A China trocando em miudos, está crescendo pq percebeu que nada melhor do que usar a propria "neurose" que aflige os pequenos burgueses no mundo e que formam tudo o que representam em termos de conceitos e impulsos consumistas...
Portanto...o papel foi cumprido...tanto que " os papagaios" compram e nem sabem o que compram, nem que servem de marionete a uma grande conspiração chamada GLOBALIZAÇÃO...mas não é dificil entender ... tudo tem um fundo psicologico e assim como é facil entender a China e todo o seu merito de crescimento...tb não é dificil entender o contrario... toda a falta de visão do pensamento escravo tupiniquim...

Sem mais ....

Anônimo disse...

Oi kerido amigo Gordo
disse tudo
"papagaios" sem informações
pode se dizer... pra ser mais clara
pessoas hipocritas né...Alias Gordo
é triste o que vemos...pessoas formadas ou se formando... falando tanta besteira.. como é que pode?
é lamentavel...pior de tudo é
os bunitinhos e bunitinhas q anda pra lá e pra cá com camisas estampadas do nosso kerido che... até pq falar d che é facil...dificil é ter humildade d dignidade d viver como ele...Pra mim quem paga 800 reias num tenis só pq é orginal e não ajuda uma creche com uma caxa d leite é uma pessoa morta... MORTA D ESPIRITO..
mais enquanto isso... vamos só observando ate ondi vai a hipocresia d cada um e não cansa d dizer...d hipocrita e loko td mundo tem um pouco...
Bjo kerido gordo

Mônikita disse...

Gordo

Coloquei o link lá para os alunos...
Problema é tempo né?

bjo

Anônimo disse...

REalmente A China Sabe usar As Armadilhas Do Capitalismo Contra O Proprio E Sobre o Comentario Sobre Os Falsos Socialista Realmente ocorre mesmo Aquele Bando De Trotskista Do PSTU Que Vivem Votando Com O PFL E num Tem Coragem De Se Engajarem Em Um Movimento Socil