quinta-feira, 14 de agosto de 2008

CONFUNCIO E PEDRO BIAL

Assisti semana passada a abertura das atuais olimpíadas na China pela rede globo com uma mistura de grande emoção e intensa irritação.

A emoção obviamente proporcionada pelo espetáculo realizado por uma civilização de mais de 5.000 anos, puder ver Confúcio na sua mensagem de paz, harmonia na relação do homem com a natureza e de respeito aos idosos.

Vi também a força de um povo através dos seus tambores, demonstrando que nunca mais será subjugado por nenhuma nação ocidental como foi durante o século XIX na chamada guerra do ópio promovida pelos “civilizados” ingleses.

Essa força ficou claramente demonstrada na bandeira vermelha hasteada com cinco estrelas demonstrando a unidade do povo em torno do partido comunista e na hora em que o estádio levantou-se para cantar a “marcha dos voluntários” criada durante a resistência chinesa a ocupação japonesa durante a década de 1930 e que se inicia com o chamado “de pé os que não querem ser escravos”.

Fiquei emocionado, pois acredito numa civilização de mais de 5.000 anos que apesar dos imensos problemas gerados também pelo seu espetacular crescimento econômico, tirou 400 milhões de pessoas da linha da miséria nos últimos 20 anos e que mantem uma política comercial e de investimentos de superávit com os países ricos e de déficit com os países pobres.

Acredito que a China tem muito a ensinar ao mundo e com certeza será a nação hegemônica na metade do presente século devido a uma abertura comercial e investimentos multinacionais, mas numa estratégia de absorção de tecnologia, investimento maciço em educação e infra-estrutura sob o comando de um forte poder central.

Essa nação será capaz de enfrentar o poder assassino do imperialismo norte americano e criar uma nova correlação de forças entre as nações hegemônicas, bem ao contrário daquilo que os arautos da nossa impressa vendida e bandida afirmam quando sempre se referem à China de forma negativa durante esses jogos.

Alias insuflando um movimento que deseja implantar um governo teocrático e escravista no TIBETE sob a batuta de DALAI LAMA que, sem dúvida, atende aos interesses da CIA para criar um “estado tampão” fantoche dos EUA para fragmentar território chinês, eu pergunto para os meus botões por que a impressa comprada não comenta a respeito das torturas em Guantanamo e porque não reivindica a devolução de territórios do oeste dos EUA ao México?


Acredito nessa civilização e na humanidade e assim como dizia Gramsci um pouco antes de sua morte no cárcere “o socialismo deslumbra horizontes o capitalismo o estreita”.

Em relação ao Pedro Bial? Deixa pra lá, é melhor ele continuar apresentando Big Brother.

Um comentário:

Mônikita disse...

Nossa belo texto.
Vc demora muito para atualizar porém qdo faz sempre é riquissimo
e nos faz pensar.
Como vc sempre fala, para os seus alunos, estude a China.
Qq povo que não se dobre a ng merece o desenvolvimento e a abubdância.
Tb gosto muito desse respeito aos idosos e as suas raizes.
Um povo que não cultiva seu passado...não valoriza o presente...e não tem futuro.
E qto ao Bial....kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
disse tudo quem merece!!!!

;)