segunda-feira, 28 de julho de 2008

Lembranças do Moncada em tempos de globalização II

Quando o assunto é Cuba sempre surgem polêmicas e questionamentos, na verdade essa ilha de um pouco mais de 10 milhões de habitantes possui uma notoriedade bem acima daquilo que ela representa em termos de extensão geográfica e populacional.

Aposto que todos já discutiram (a favor ou contra) ou já presenciaram alguma discussão a respeito desse pequeno país, o fato curioso é que isso não ocorre em relação aos países vizinhos, que alías possuem as mesmas potencialidades de Cuba, tais como Porto Rico, Bahamas, Haiti, Rep. Dominicana, entre outros. Por que será que isso ocorre??

Na nossa interpretação Cuba possui essa capacidade ou essa "aura" de gerar polêmica justamente por ter feito escolhas em momentos cruciais da História e ter enfrentado a maior potência imperialista (o termo é adequado sim ) de todos os tempos, os Estados Unidos.

Portanto, apesar de despertar paixões em todo mundo, Cuba é estrangulada tanto do ponto de vista material (através do bloqueio comercial) quanto do ponto de vista ideológico, sendo alvo da maior campanha contra um país já feita na História do século XX feita pela industria de propaganda ideológica (vide Hollywood) dos EUA e pelos exilados cubanos em Miami, que alias é formada por grandes proprietários de terra da época de Fugêncio Batista constituindo-se assim num grupo de exilados reacionários e até facistas, tendo entre outros feitos, colocado Bush Júnior á frente da Casa Branca nas polêmicas eleições de 2000.

O fato é que, no nosso modo de entender, não podemos cobrar de Cuba uma certa normalidade democrática e institucional, sendo que esse país vive em estado de sítio desde a crise dos mísseis em 1961, sendo constatemente ameaçado pela força (em todos os sentidos) e boicotado nos fóruns internacionais por ter simplesmente ter escolhido seu próprio caminho.

Problemas existem é claro e Cuba possui muitos, porém essa pequena ilha têm um grande espaço no coração de milhões que sonham com um outro mundo possível, Cuba é sempre apaixonante pois além de possuir um povo acolhedor, representa o contraponto ao que está colocado hoje, principalmente nos últimos anos de "Globalização Perversa" onde o avanço técnologico cresceu, porém a pobreza, a exclusão e a miséria se multiplicou.

Cuba também representa de uma certa forma a resistência a competitividade destrutiva, ao individualismo banal e a lucratividade á qualquer custo do verdadeiro cassino que virou os chamado mercado financeiro global.

E é por isso mesmo que Cuba desperta tanto ódio, por justamente representar essa oposição ao concenso, de um país que apesar dos problemas, exporta milhares de médicos para prestar serviços em países de terceiro mundo, produz verdadeiros compeões mundiais (é bom lembrar que os mesmos só são assediados porque tiveram uma execpecional preparação esportiva no país como em nenhum outro do terceiro mundo), possui os melhores indicadores socias da América Latina e coloca o homem e suas imensas potencialidades como principal fonte de preocupação.


Sabemos também que essa ilha necessita de reformas econômicas visando superar suas dificuldades, porém isso só ocorrerá com sucesso, se o país buscar essas soluções sem abandonar as conquistas do socialismo (NÃO PRECISAMOS TER VERGONHA DE FALAR ISSO), buscando intercâmbio com vários países tais como a China, a Venezuela e até o Brasil, por que não? e não virando novamente uma colônia como querem os mafiosos exilados de Miami e os lacaios espalhados pelo terceiro mundo.

Com a palvara as nossas gerações de Cuba.

2 comentários:

Mônikita disse...

A verdade que Cuba é o único pais que enfrentou o facismo da direita
estatudinense.
E pagou e bancou o preço de suas escolhas.
Todas as escolhas tem seus preços...porém só algumas tem tb a liberdade da dignidade intacta e isso, meu irmão, são poucos que podem pagar.
É como no nosso cotidiano ... pregar uma coisa é fácil...mas viver tentando ser condizente com o que se prega SÃO PRA POUCOS.

Viva o Povo Cubano!

besos

Anônimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu