sábado, 18 de outubro de 2008

Neoliberalismo: Que Deus te leve ou o diabo que te carregue?

Por volta da década 1980, nascia o neoliberalismo, fruto da união entre o clima político criado pela crise do regime socialista na antiga URSS e seus aliados, a sobra de capitais do chamado “Euromercado” resultantes da super acumulação de lucros nos países centrais e dos árabes da OPEP, além do abandono do padrão dólar feito de forma unilateral pelos Estados Unidos rasgando o acordo de Breton Woods pós-segunda guerra mundial.

O neoliberalismo sempre foi uma criança mimada e egoísta, papai Ronald Reegan e mamãe Thatcher sempre alimentaram o bebe com quantias vultuosas advindas da redução dos gastos do estado e do maior ataque da História aos benefícios sociais até nos chamados países da Europa Ocidental onde o chamado “Estado de bem estar social” era muito presente, Aliás, nada deixava essa abastada criança mais irritada do que a palavra Estado

Porém a fome desse adolescente nos anos 1990 era algo inacreditável, não bastava apenas às elevadíssimas taxas de lucro possíveis agora através das rápidas transações via tecnologias da informação, ele precisava da chamada desregulamentação dos chamados mercados financeiros e da abertura desenfreada na economia dos países subdesenvolvidos através das privatizações e do comércio livre.

Essa volúpia por lucros cada vez maiores criou uma espécie de mercado virtual que foi chamado por Milton Santos de “Dinheiro em estado puro”, provocando efeitos colaterais terríveis em países periféricos na Ásia e América Latina nos anos de 1997, 1999 e 2000.

A sede desse jovem aumentou ainda mais nos anos 2000 quando foi fortalecido um verdadeiro cassino em torno de um dinheiro irreal que transita pelo mundo sem qualquer regulação (hedge funds, derivativos, mercado de ações e câmbio), isso acabou gerando uma situação completamente surreal no chamado mercado de derivativos que gira um valor em torno de U$ 540 trilhões, ALGO INACREDITÁVEL, já que o PIB do país mais rico do mundo gira em torno de U$ 13 trilhões.

Esse garoto acabou quebrando literalmente a “cara” em Wall Street na maior crise financeira desde o crash de 1929, fruto do excesso de ambição e da total falta de regulamentação para saciar seus desejos, agora que ele está praticamente entre a vida e a morte na UTI, depois de tantas overdoses, ele pede ajuda desesperadamente da sua mãe natural e não a adotiva, isto é, a MÃEZONA ESTADO, que irá oferecer um pacote de U$ 700 bilhões de ajuda fora os U$ 250 BILHÕES a serem investidos no mercado de ações (Detalhe: o montante necessário para erradicar a miséria no mundo é de U$150 BILHÕES ao ano).

Durante essas décadas o neoliberalismo mandou e desmandou, ditou as regras da mídia, considerou como “coisas desprezíveis” emprego, garantias sociais, saúde e educação universal, etc; Agora ele está coitadindo com os seus dias contados e pede ajuda ao divino, sinceramente falando? QUE O DIABO QUE TE CARREGUE SEU MOLEQUE!!!!!!!

10 comentários:

Filipe disse...

Grande Professor Gordo!

É bom ter em mente os "volumes", os números, pois fica muito mais fácil dimensionar o terror que é esse financismo que assola a humanidade.

Porque não basta dizer apenas que o egoísmo atravanca a evolução do mundo quando não permite a erradicação da miséria.
Para nós humanos é obrigatório entender que, além do egoísmo, são as mentiras, contadas mais de mil vezes e que nos "convencem", deste sistema em toda a sua iniqüidade, que nos atrasa a vida.

Que o diabo carregue, certeza.

Mônikita disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Adorei o texto.
Muito bem escrito Gorda.
Muito msm.
Então não entendo muito desse lance de bolsa e tals porém msm dentro da minha "ignorancia" penso como uma ideia pode ganhar poder na realidade.
Pq é um dinheiro inexiste que afetará milhões de pessoas e economia formal e informal EXISTENTE NA REALIDADE.
Mas como vc falou o tal "menino" mimado e cria de 2 ianques agora quer socorro... socorro de que?
QUE O DIABO O CARREGUE MSM E QUE LEVE JUNTO ECONOMIA ESTADUDINENSE.
Quem sabe eles voltando ao tempo do escambo aprendem a ser humildes.
E é itoleravel saber que por bem menos se pode acabar com a fome mundial... fome fator social REAL e INADIMISSIVEL em um planeta de natureza tão farta e perfeita.

madrecita disse...

gostei

Anônimo disse...

Prezado Blogueiro,

estamos atravesando uma fase de equilibrio entre os sistemas. Quando houve a capitulação do comunismo nos anos 90, onde vimos verdadeiras demonstrações de ignorância do povo de então onde chegaram ao cúmulo de derrubar uma estátua de Lenin, que teve seu nome marcado na história e que o próprio povo se maculou ao derrubá-la. O que vemos hoje é que, alguns calhordas aproveitaram desta capitulação para levar o pêndulo para o outro lado. Sabemos que o comunismo trouxe avanços socio-culturais que nenhum outro sistema econômico conseguiu, mas não resolveu, ou criou alternativas, para a agilidade ao sistema de produção. O capitalismo resolveu isso de uma forma cruel. Portanto o que vejo, é uma vetorização convergente para um caminho alternativo de justiça social. Parabéns por seu texto.
RP

Gordo disse...

Obrigado querido leitor RP é um imenso prazer tê-lo presente em nosso blog abraço

Mônikita disse...

Sei lá mas to achando que esse anonimo é o Mario ou o Chicão

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Prezada Blogueira, parece que tais nomes citados por você torcem para um time que não torço. Tenho interesse em saber os estado de uma camisa que você ganhou de um grande atleta, e ídolo meu, que hoje enfenta problemas com as drogas. Espero que tenha cuidado bem desta sagrada camisa.
RP

Gordo disse...

caro anônimo esse jogador foi nosso idolo

será que a senhorita MÔNICA lembra desse episódio?? rss

Mônikita disse...

Claro que lembro a camisa que ganhei do Casagrande rs

Anônimo disse...

Prezado Blogueiro, vendo sua foto percebo que es um torcedor do Corinthians e gostaria de parabeniza-lo, nao soh pelo titulo, como pelo melhor time do brasil na atualidade. Confesso que estou com doh antecipada dos clubes rivais de sua cidade... Que tem um grande Prefeito!
RP