terça-feira, 4 de novembro de 2008

Meu Halloween na barraca do Marquinhos

Essa nova fase de solteiro confesso que às vezes é meio complicada, a vantagem é poder ter a liberdade de fazer o que quer, mesmo que seja a coisa aparentemente a mais “esdrúxula” como escrever um texto como esse em pleno sábado á noite, a desvantagem é que por mais que tentamos resistir às mulheres, elas nos fazem falta e como fazem (rs).

Bom, levando isso em consideração, passei a ficar mais atento a convites alheios, especialmente os do sexo oposto, pois bem, semana passada recebi um “interessante” convite, primeiramente confesso que fiquei feliz, pois não é todo dia que a sorte bate a sua porta não é mesmo? (rs); Entretanto, para minha surpresa e grande decepção, esse convite era para uma festa de Halloween, nada contra a pessoa, mas festa de Halloween não é lá um convite mais apropriado que se faça para esse geógrafo brasileiro corintiano e terceiro mundista. (Quanta desgraça junta não rs), muito provavelmente me sentiria muito antiquado em tal ambiente.

Talvez você, que está lendo esse texto, pare e pense, mas que cara chato esse não? Afinal de contas o que custa ir a uma festa de Halloween? Porém todos temos limites do que é suportável ou insuportável e para mim infelizmente ou felizmente esse tipo de evento é algo que não consigo digerir com facilidade, pois possui uma extrema simbologia por trás, mesmo não tendo repito rigorosamente nada contra a maioria das pessoas que por ventura vão a uma festa desse tipo.

Obvio que não se trata de xenofobia ou algo parecido, pois existem muitas coisas que vêm de fora e que são de extrema qualidade e nem negar que podemos sim sermos cosmopolitas, porém somos antes de tudo, brasileiros e latino-americanos, por mais que para alguns isso seja uma triste realidade.

Pois bem, penso que chegando a determinado estagio da vida você definitivamente não abre mais mão de ser simplesmente você ou vivenciar aquilo que você mais gosta, isto é, sua história de vida passa a ser mais forte do uma suposta flexibilidade em alguns momentos.

Portanto, definitivamente como coisas como Haloween, espaço gourmet, música eletrônica, rota 66 nas férias, Miami, Disneylândia, papai Noel vermelho, duendes, show da Madona,etc, não fazem mais parte do meu repertório de vida, pois os mesmos representam em nossa sincera opinião, as mais ralas e banais formas neo-colonialismo presentes nesses tempos de “globalização”.

Tal convite, coincidências à parte, me fez lembrar um episódio em que fui quase “linchado” em plena sala de aula quando afirmei que uma das piores coisas que pode ocorrer para um país de terceiro mundo como o Brasil é um cidadão ter sido bancado em sua formação com dinheiro público e depois ser cooptado por uma universidade ou empresa do centro do sistema num processo conhecido como “fuga de cérebros”, nossa quanta ofensa não? Ou mesmo quando afirmei que o Brasil tem vocação para liderança geopolítica e econômica no mundo atual e o que falta ao país é um consistente projeto nacional.

Porém não percebi que estava dialogando naquele momento com pessoas que não enxergam virtude mais “alta” do que a do macaco ou a do papagaio que imitam as vozes e gestos dos seus “superiores” e que muito deles, assim como de pessoas bem próximas, nada pessoal, mas que sentem verdadeira repugnância ao próprio povo brasileiro.

Em relação ao dia de Halloween? Bom, comemorei como comemoraria o dia de ação de graças ué! No ensaio de escola de samba fazendo o tradicional “esquenta” na barraca do brasileiro Marquinhos, que apesar das dificuldades impostas pela sua verdadeira assombração de Halloween, isto é, a fiscalização do poder público que insiste em tratá-lo como um vagabundo, nos oferece tratamento especial com calabreza e pernil aperitivo, cerveja gelada e de quebra nos brindando com uma calorosa conversa sobre os bastidores do carnaval 2009 e olha que nem pedimos pelo número e nem ele fez algum curso de marketing relacionado a “fidelização” do cliente.

Em relação ao convite? Aguardamos sim um mais interessante, mesmo que seja com algo relacionado à cultura internacional, mas que seja algo bom né? Pelo amor de deus!

15 comentários:

Anônimo disse...

Goordoo !
Demaais esse ! Foi o mais envolvente dos posts iuahsiauhsuais, o jeito que vc escreve e as comparações que vc faz são divertidas ! Éé.. Halloween não é lá uma data comemorativa mto agradável ..

Filipe disse...

É triste mesmo ver que tem quem não goste do berço onde nasceu.
E daí nos perguntamos "porque"?
E então vem a resposta, somos papagaios de pirata...

E a coisa vai mais pra baixo ainda...

Mas isso é papo pra uma cerveja e uma feijuca na Quadra, meu!
Tô combinando com a Mônikita, já que eu não consigo chegar na hora combinada, rs.
Mas na Quadra eu chego, e com a molecada e a família!

Ah, escrevi sobre a História do Nosso Coringão, quando puder, vê lá. É demorado, mas vale!

Grande abraço!

Anônimo disse...

ok Gordo, concordo com você sobre a tal festa americana. Mas para brasileiro é só mais um motivo para juntar a "galera" e tomar cerveja. Cada um com seu gosto.
Queria ver você falar um pouco mais do nosso corinthians, que subiu para a série A; mas sabemos que não está essas mil maravilhas. Gostaria que você falasse sobre isso.
Abraços.

Mônikita disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mas é vdd aqui criança na escola mal sabe o que é saci perere, caipora, yara mãe d'agua, mula sem cabeça...mas sabe qdo é o dia do halloween.
Mas o bom disso tudo é realmente qdo já numa fase mais madura da vida nós temos o privilegio de qdo
tiver opção de escolha dizermos NÃO aquilo que não nos acrescenta.
Poxa vou cola com vc na noite do samba... to meia ausente rs.
E quero ver o Marquinhos a Rose...manda um beijo grande meu pra eles...melhor eu vou lá dar pessoalmente... afinal EU TB FAÇO MINHAS ESCOLHAS DE HALLOWEEN!
Né não?

kkkkkkkkkk

bjo

Mônikita disse...

Hum acho que essa pessoa que te convidou é alguma amiga do nosso anonimo de direita kkkkkkkkkkkkk

Gordo disse...

Cara Denise prometo que voltarei a falar do Coringao em breve

Tio Bin disse...

Concordo Contigo professor Acho Que Precissamo De um Grande projeto precisamos de um Estado Mais Forte Com poder

Anônimo disse...

Prezado Blogueiro, dessa vez não quero polemizar, mas informar que o Halloween deveria ter muito mais a ver com o Brasil do que com os Estados Unidos, pois tem em sua origem a Irlanda Celtica Católica. O Halloween das balinhas, docinhos e aboboras-morangas vem da América do Norte e são antes de mais nada uma afronta a um pais que tem, uma grande multidão de crianças abaixo da linha de pobreza e que, talvez, não tenham experimentado um doce ainda. Comemorei o Halloween no predio onde moramos, mas nao sem ter uma grande ponta de constrangimento.
RP (ainda anonimo pois tenho medo de pessoas como esse tal de tio bin)

Gordo disse...

Caro RP obrigado mais uma vez pela contribuição produtiva em nosso blog
abraço

Mônikita disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
o anonimo é de direita e é corinthiano tenho certeza FATO!

"In-utilidades" disse...

Uhulll!! Viva o Saci, o Carnaval e as barracas com comidinhas gostosas que morro de saudades!!!!

Ps: Porra, bem que o show da Madonna eu queria ir. Eu adoro ela por ser assim, toda atrevida e controversa, principalmente na década de 80 e início de 90 por ter abalado as estruturas do mundo e principalmente da igreja católica. Teve vários shows cancelados e video clips proibidos que chocaram os mais conservadores,rendendo para a Madonna o cancelamento do seu maior patrocinador, a Pepsi por exibir crucifixos em chamas no clip: "Like a prayer", enfim, marketeira, malandra ou seja lá o que ela for, só sei que desde os meus 7 anos de idade eu adoro aquele jeitao "vagaba" dela!!..rsrsrrsrsrs...
beijos, Gordinho adoro seu Blog!!

Gordo disse...

OI LÍGIA SAUDADES DE VC

BOM, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO UMA OPNIÃO RELEVANTE COMO A SUA PODEMOS ABRIR UMA EXCEÇÃO PARA A NOSSA AMIGA MADONA NE

BJSSSS

SAUDADESSSS

Tio Bin disse...

é Bom Ter medo mesmo Anonimo kkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Prezado Blogueiro e Prezado Tio Bin,
Prefiro o Anonimato a correr riscos. Vejam o que tem feito esses baderneiros com o Luxemburgo. Falando em futebol, gostaria de parabanizar a iniciativa do Prefeito Eleito democraticamente pelo povo, um esportista nato, em ceder o Pacaembu para o Corinthians. Alias o Pacaembu é do Corinthians desde que foi construido, esta escrito na testa da cidade e ninguem ve. RP

Anônimo disse...

Gordo, qnto tempo! achei por um acaso seu blog, e por sinal mtoo bom!!
Nao tenho mais nem seu telefone nem seu email, queria notícias suas, saber como ta!
Saudades de vc
Bjo enorme
Isabella Modesto