quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

A origens da cidade de São Paulo

Esse texto é uma homenagem ao historiador Caio Prado Júnior que escreveu um belíssimo estudo histórico e geográfico sobre a cidade de São Paulo em 1933.

São Paulo (CAPITAL) no início da sua colonização era uma região extremamente pobre do ponto de vista natural, principalmente no que está relacionado à qualidade de seu solo, porém hoje é o principal centro do capitalismo nacional com um amplo mosaico de culturas regionais e internacionais convivendo num curto espaço.

Por isso cabe a pergunta do porquê uma região de geografia física inóspita conseguiu tornar-se o principal pólo econômico da América Latina?

Caio Prado nos oferece excelentes pistas sobre a posição estratégica em termos geográficos da cidade de São Paulo.

A chamada Serra do Mar estende-se da Bahia ao sul do país numa faixa paralela ao oceano Atlântico dividindo a porção leste e meridional do nosso território em planícies litorâneas e áreas planálticas em direção ao interior do continente.

Na altura da latitude 24 na direção de São Vicente surge o primeiro centro de planalto da colônia num lugar onde ocorre um “estreitamento” da faixa litorânea sendo que a largura da planície praiana não ultrapassa 15 quilômetros, o que motivou os jesuítas ultrapassarem a “barreira” da serra do mar e instalarem-se no planalto onde o clima “temperado” era mais “agradável” aos moldes europeus e onde não existiam as condições insalubres do litoral “tropical”.

A pressão colonizadora em direção ao interior do país escolheu São Paulo como ponto de partida, pois era justamente esse local que oferecia maior facilidade de acesso pela serra do mar, ao contrario de outras áreas como próximas ao litoral norte de São Paulo onde a serra citada continha descidas abruptas e perigosas.

Assim sendo comparando-se as demais passagens da serra esse era o ponto ideal com apenas um abrupto a vencer e tendo depois um terreno plano de percurso fácil, não é por acaso que os próprios índios já haviam escolhido esse trajeto de penetração mesmo antes da colonização portuguesa.

A formação e desenvolvimento da atual cidade surgem na clareira natural da floresta que revestia o território paulista, ou seja, os Campos de Piratininga.

Além da clareira como obvio fator de facilidade de instalação humana, os Campos de Piratininga possuíam uma posição estratégica muito favorável em relação à ameaça de ataques externos, pois ocupa o alto de uma colina onde está exatamente hoje o chamado pátio do colégio sendo um divisor de águas entre o Tamanduateí e o Anhangabaú podendo-se observar dali qualquer movimentação mesmo que longínqua de um possível inimigo.

Por último há que se ressaltar São Paulo com seu relevo e sistema hidrográfico favorável tendo “corredores naturais” que impulsionaram e tornaram mais fácil o caminho da onda colonizadora em direção ao interior.

Em direção a leste o Vale do Paraíba, em direção ao nordeste o sul de Minas, em direção ao norte Jundiaí, Campinas e Ribeirão Preto, em direção a noroeste pelo rio Tiete, Piracicaba e Araraquara em direção a oeste, Sorocaba.

Portanto Caio Prado Junior, apesar de historiador faz uma excelente análise de como o espaço e a posição estratégica fizeram com que São Paulo se transformasse no principal “elo” de ligação entre o comércio externo via litoral e a colonização do interior do nosso país.

6 comentários:

Mônikita disse...

E de quebra se transformou tb no berço de nascimento de um dos maiores amores de um povo: O CORINTHIANS.
A única coisa errada de São Paulo é não se chamar CORINTHIANS!rs
Mas muito legal o texto... nossa cidade é maravilhosa pela sua riqueza de pluralidades em todos os sentidos.

Besitos

Eliana Black disse...

Tenho lido vários textos do Caio Prado, a maioria dele sobre a escravidão e o "fim " dela. Mas nada sobre a cidade de São Paulo.Gostei da definição geográfica de um historiador.

rs

Eliana Black disse...

Tenho lido vários textos do Caio Prado, a maioria dele sobre a escravidão e o "fim " dela. Mas nada sobre a cidade de São Paulo.Gostei da definição geográfica de um historiador.

rs

Tio Bin disse...

Sua irmã mais uma Vez Falando Bobagem Humpf

Mônikita disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Paula disse...

A obra de Caio Prado Jr. ainda vai demorar a envelhecer. Parabéns pelo texto.

Eu possuo um blog sobre futebol que também tem uma linha bem crítica. Escrevi um texto que analisa as relações entre a história da cidade de São Paulo e o futebol paulistano. Chama-se: "Futebol e cidade: O Nacional A. C. no jogo da história".

Dê uma olhada:

www.jogodeclasse.blogspot.com

Abraço